+55 11 944071467 - Telefone e Whatsapp contato@vozesfemininas.org

O Coletivo Feminista Helen Keller produziu um Guia em colaboração com ABONG, CAMP, CESE e CFEMEA e apoiada pela União Europeia, o “Guia Feminista para garantia de Direitos para exercício da cidadania para Mulheres com deficiência”. 

Link da cartilha.

Um material que reúne textos informativos para mulheres com deficiência, configurando-se em uma uma referência de como melhor exercer direitos e deveres para a nossa identidade social.

“Nossas questões, enquanto mulheres com deficiência, não são separadas das lutas feministas. Por isso, salientamos a necessidade de compreender que a deficiência, assim como gênero, raça/etnia, geração, sexualidade e classe, nos submete a discriminações que acentuam violações de direitos. Portanto, precisamos de aliadas para o enfrentamento do capacitismo e do machismo, pois a desconstrução destas estruturas excludentes,presentes em todos os espaços da sociedades, se faz urgente.”

Vitória Bernardes – Guia para a garantia de direitos e exercício da cidadania.

Os textos do guia trazem assuntos que são latentes na discussão dos direitos da mulher com deficiência, como os direitos reprodutivos, Emancipação e inclusão no mercado de trabalho e também a violência doméstica. 

Além disso, o coletivo debate as interseccionalidades de ser mulher com deficiência e ser preta; Ser mulher com deficiência e ser indígena; Ser mulher com deficiência e viver com HIV/Aids; Ser  mulher com deficiência e ser sindicalista; Ser mulher com deficiência e ser trabalhadora sexual; Ser mulher com deficiência e ser LBT e ser mulher com deficiência e ser gorda.

E a Equipe do projeto Vozes Femininas endossa estudo e a prática do feminismo que vê a sobreposição/intersecção das opressões existentes na nossa sociedade. Nossa atuação é focado em mulheres com deficiência e da periferia, pois sabemos que são exclusões que se relacionam e assim, precarizam ainda mais, a realidade dessa minoria.

O Guia “Garantia de Direitos para exercício da cidadania” é para todas nós.

);