+55 11 944071467 - Telefone e Whatsapp contato@vozesfemininas.org

Um dos objetivos do Congresso Internacional da Rede Unida é promover a troca de experiências entre movimentos sociais das áreas da educação e da saúde, trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, e gestores do Brasil e de diversos países.

O encontro é a condição para compartilhar experiências de vida, trabalho, e produzir novos mundos. Neste congresso seremos multidão, cúmplices do futuro generoso para a ciência, educação e saúde. A alegria é nosso melhor dispositivo, e é com a potência que ela proporciona que reuniremos as vozes que anunciam suas narrativas de vida e luta pelo SUS, os braços que se abraçam nas vitórias moleculares do cotidiano, pensamentos que criam a cada dia mundos possíveis, comunitários, habitados pela solidariedade, a paz, e muita esperança.

Veja como foi o  14º Congresso Internacional da Rede Unida

Card do evento em azul turquesa. No topo, logos da AIFO, BRASA e do 14º Congresso Internacional da Rede Unida. Abaixo ainda no centro, o título do tema do congresso em letras amarelas "Saúde é vida em resistência: Traçando caminhos com o SUS". O tema da mesa em letras brancas com fundo azul marinho: papel da cooperação internacional do desenvolvimento da atenção em saúde e do exército da cidadania no âmbito das comunidades. Imagens logo a baixo à esquerda foto da Juliana Russo e do Stefano Simoni à direita. Informações tecnicas dos participantes. Horário do evento às 10:30, no canal do Youtube da Rede unida (www.youtube.com/user/redeunida1). Abaixo e no centro, logos da rede unida, da prefeitura de Niterói, Neltur e da Universidade Federal Fluminense".

A BRASA, associação Brasil Saúde e Ação que realiza o projeto Vozes Femininas, esteve presente nas mesas de diálogo, praças virtuais de intervenções artísticas e lançamentos de livros para aprender e compartilhar as próprias experiências enquanto Organização da Sociedade civil com projetos de saúde coletiva em especial pelo desenvolvimento da pessoa com deficiência.

Para compartilhar experiencias e aprendizados de um ano pandêmico de Vozes Femininas, nossa Responsável técnica Juliana Russo participou de uma das mesas de debate com o título – O papel da cooperação internacional do desenvolvimento da atenção em saúde e do exército da cidadania no âmbito das comunidades. 

Veja a gravação completa da mesa

 

Com a Juliana, estavam Arniel Izaguirre Silot, Representante da ONG AIFO em Guiné-Bissau, Nordino Ibraimo Sulemane que colabora com AIFO como Consultor Internacional em Saúde Comunitária no contexto de Moçambique, países distantes do Brasil, mas que possuem realidades muito similares no âmbito social da saúde. Além de serem territórios de língua lusófonas, ou seja, o Português, o que além de possibilitar troca verdadeira entre os convidados, garantiu a rica participação daqueles que estavam assistindo.

Foi possível perceber a forte presença de projetos que incluem processos de coletivização e capacitação de pessoas da comunidade para valorizar o conhecimento do território, assim como na Guinea Bissau, Moçambique e a Brasilândia (região paulistana onde o projeto Vozes femininas se desenvolve) a formação do coletivo se mostra essencial em um ambiente onde a saúde não é democratizada.

A promoção de grupos e da formação dos agentes auxilia no desenvolvimento da cidadania dos usuários, possibilitando assim, um diálogo mais justo entre a comunidade e o poder público para que exijam melhorias na saúde pública de seus territórios.

);