O Ministério da Saúde passou a incluir todas as pessoas com deficiências no grupo prioritário na fila da vacinação.
Até a divulgação do quarto Plano de vacinação, apenas pessoas com deficiências severas ou graves pertenciam ao grupo de prioridades.
A versão publicada na última segunda-feira (15) passa a contemplar também as pessoas com deficiências permanentes e aquelas que estão institucionalizadas, ou seja, residentes em instituições e unidades governamentais de acolhimento.
Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde pode indicar que pessoas com síndrome de Down são mais vulneráveis aos sintomas da covid-19. 695 pessoas com a condição vieram a falecer das complicações do coronavírus.
De acordo com cientistas entrevistados para o relatório do jornal acadêmico Annals of Internal Medicine, os pacientes com Síndrome de Down possuem um risco quatro vezes maior de internações relacionadas ao novo coronavírus “Um grupo que atualmente não está estrategicamente protegido”.
A Síndrome de Down, assim como algumas outras deficiências, tem sua particularidade para aprender e se comunicar, muitas vezes tem demandas de toques físicos para as atividades mais básicas do cotidiano. Além disso, precisam de iniciativas assertivas de proteção, como informações simplificadas a respeito da melhor maneira de se prevenir da covid.
Trechos de Fátima El Kadri para a Câmara paulista de inclusão da pessoa com deficiência