+55 11 944071467 - Telefone e Whatsapp contato@vozesfemininas.org

Um material recente que contribui para a inclusão da pessoa com deficiência no trabalho, produzido por quem entende do assunto.

O Ebook é uma publicação conjunta da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Fundação ONCE. No Brasil, é lançado em português pela Santa Causa Ideias & Projetos, com a tradução do consultor e pesquisador Romeu Sassaki.

Para acessar o livro gratuitamente, acesse: https://blogstacausa.com.br/ebooks/

Existe uma preocupação constante com o isolamento que atinge as pessoas com deficiência, não só na saúde, por representarem um dos grupos mais afetados pela covid-19. Mas pela insistente negligência na acessibilidade em ambientes de trabalho.

Sem terem as próprias necessidades atendidas, correm o risco de perder o emprego, e isso é um retrocesso.

O livro traz a visão da empresa e os benefícios que ela adquire ao diversificar o ambiente de trabalho de maneira efetiva, por ferramentas de acessibilidade. Se o ambiente reproduz a realidade que vemos hoje se mantém relevante e atual, especialmente ao reter diferentes individualidades.

Em evento virtual de Apresentação do livro, realizado pelo Espaço da Cidadania do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, Djalma Scartezini, vice-presidente do Instituto EY e REIS avaliou o cenário.

“A gente precisa entender que vai contratar habilidades diferentes, que vai fazer diferença lá na frente. Contratar o diverso é tentar reproduzir a sociedade que a gente vive e ter perspectivas diferentes. A empresa que, ainda hoje, contrata homens brancos, ou seja, a si mesmo, estão fadadas a deixar de existir. Se não mudar a visão, e deixar as pessoas no centro e não espelhar a sociedade que elas estão inseridas, seja qual for o mercado e país”.

Ilustrações da capa do livro, simbolizam os ambientes: domiciliar, do trabalho, em simbolos de casa, árvore, telas de computador e ampulheta.

Os capítulos do livro abordam o panorama do trabalho e da deficiência, as tendências para o futuro em decorrer das revoluções cultural e tecnológica, resultando em um roteiro prático para um futuro mais inclusivo nas empresas.

Em entrevista para a Câmara Paulista de Inclusão, Romeu Sassaki citou a OIT, bem como a Fundação ONCE para falar da urgência que devemos enfrentar as barreiras de exclusão no trabalho “o futuro do trabalho ainda está por ser moldado e todos nós podemos influenciá-lo”

É preciso priorizar o tema cotidianamente, aproveitando a oportunidade da nova tendência inclusiva, ressalta Aline Moraes, Diretora da Santa Causa na mesma entrevista para a CP.

” […] é preciso conhecimento e atitude. Também é fundamental: (1) compreender e garantir a acessibilidade em todas as suas dimensões; (2) disponibilizar tecnologias assistivas em custo acessível; (3) sempre que necessário, promover adaptações razoáveis. E, claro, ouvir e envolver as pessoas com deficiência, não apenas nos temas relacionados à inclusão, mas em todos os temas.”  Conclui Aline.

 

Trechos do Espaço da Cidadania e Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com deficiência.

);