Realizada pelo Instituto Crescer, iniciativa voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres negras, comunidade LGBTQIA+, refugiados, idosos e pessoas com deficiência, conta com apoio do Itaú, Itaú Viver Mais e Microsoft
O Geração Crescer, projeto de qualificação profissional criado pelo Instituto Crescer com apoio da Microsoft, Itaú Unibanco e Itaú Viver Mais, acaba de iniciar uma nova fase de capacitação profissional e indicação de perfis para vagas de emprego. Voltado para pessoas com deficiência, pessoas negras, refugiados, comunidade LGBTQIAP+ e pessoas 50+, o programa, antes disponível para maiores de 18 anos, passa a atender jovens a partir de 16 anos, que agora também podem se inscrever para os cursos e se candidatar às vagas voltadas para menores aprendizes.
A iniciativa tem como objetivo promover talentos para as novas demandas do mercado. Por meio de cursos on-line e materiais complementares, o projeto oferece apoio àqueles em busca de uma oportunidade de trabalho e de capacitação. Para participar, os interessados precisam apenas preencher um cadastro no site da iniciativa e criar um perfil.
“Ao trazer os adolescentes para o projeto, queremos oferecer o espaço necessário para que se aprimorem nas áreas profissionais que mais os encantam e estejam mais preparados para os desafios do mercado de trabalho”, explica a Diretora do Instituto Crescer, Dra. Luciana Allan.
“O mercado de tecnologia tem aberto um grande potencial de empregabilidade no país, uma vez que as empresas estão se tornando cada vez mais digitais e abrindo novas vagas de trabalho vinculadas a tecnologia. Por isso, nosso objetivo é apresentar essas possibilidades de trabalho para um público historicamente ou circunstancialmente desfavorecido, capacitando aqueles que têm interesse na área e oferecendo mais oportunidades de carreira”, destaca Lúcia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil.
Entre os conteúdos abordados estão os fundamentos técnicos para desenvolvimento profissional, incluindo Pacote Office; uso de redes sociais, comunicação e expressão, educação financeira, inglês, etc. Em complemento, ao final do curso de Produtividade (Microsoft 365), o participante tem a oportunidade de acessar duas trilhas de conteúdo na plataforma da Microsoft, com foco em profissões da área tecnológica.
O tempo de conclusão de cada curso pode variar de 3 a 40 horas de estudo e depende da trilha escolhida pelo participante, que tem a opção de finalizar uma ou mais modalidades de acordo com sua área profissional de interesse. Os alunos ainda contam com auxílio para a montagem do currículo e divulgação nos principais sites de anúncio de vagas, bem como orientação para se saírem bem nas entrevistas.
Com uma plataforma de navegação facilitada e trilha formativa gamificada, que libera benefícios aos participantes conforme os pontos conquistados, os alunos recebem uma certificação quando alcançam novos níveis e têm suas chances de empregabilidade aumentadas a cada etapa finalizada.
Para Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco, o programa Geração Crescer está alinhado à estratégia de investimento social do banco. “Educação e empregabilidade para todos é uma das causas mais relevantes para nós há muitos anos. A estrutura do Geração Crescer e sua capacidade de alcance transversal a diversos públicos vulneráveis possibilita a geração de impacto positivo real para seus participantes e para as comunidades em que estão inseridos”, explica a executiva.
Eventos programados
Para este primeiro semestre estão previstas algumas ações de apoio aos participantes como, por exemplo, a ação Me Ajuda GC, na qual a equipe do projeto fará a revisão dos currículos cadastrados na plataforma. Novas ações como esta serão realizadas ao longo do ano. O programa também vai oferecer aos participantes que realizarem ao menos um curso da plataforma o webinar Vem Crescer. A proposta dessa iniciativa é realizar dois encontros para quem busca o primeiro emprego e para aqueles que buscam recolocação. Ao final, será realizado um encontro para treinamentos síncronos com ambos os perfis.
Mais vantagens
Logo de início, ao realizar o cadastro na plataforma, o participante recebe um e-book exclusivo, desenvolvido pela especialista em Recursos Humanos do projeto, Bianca Cecília, com dicas para o processo de desenvolvimento de um currículo. Após esse processo, é necessário realizar pelo menos dois cursos, a serem escolhidos pelo usuário, para iniciar a trajetória na etapa de Empregabilidade e tornar-se parte do Banco de Talentos do GC, onde ele pode ser indicado para processos seletivos das empresas parceiras.
Entre os demais benefícios disponibilizados está o acesso a webinars e vídeos exclusivos criados por especialistas, como os Top Voices LinkedIn Aline Sousa, especialista em Recursos Humanos, e Mauro Wainstock, expert em carreira e marca profissional, além de conteúdos da 99jobs sobre a importância do uso do Linkedin na busca de vagas.
Estrutura do curso
O curso é dividido em três núcleos: Básico, Fundamentos e Profissionalizante, sendo os dois últimos criados e desenvolvidos pelo Instituto Crescer em parceria com a Microsoft e o Itaú Unibanco.
No Núcleo Básico, o participante capacita-se quanto à temática Educação Cidadã, que engloba desde comunicação oral e escrita até conteúdos ligados à qualidade de vida e educação financeira. Ainda nessa fase, os participantes ainda aprendem como se comunicar adequadamente, educação financeira e inglês básico para negócios.
Ao chegar ao núcleo Fundamentos, os alunos adentram a área de Tecnologia da Informação (TI) e aprendem desde como trabalhar em computadores, acessar informações e se comunicar online, até sobre os programas do pacote Office, como Word, Powerpoint e One Drive.
Já na terceira fase, a Profissionalizante, há indicações de cursos de tecnologia e obtenção de certificações na plataforma Microsoft Learn, com conteúdo intermediário e avançado para aqueles que desejam ingressar ou evoluir em carreiras de tecnologia da informação e aprenderem noções de programação. Há também cursos do LinkedIn, que têm como objetivo aprofundar temáticas como diversidade e inclusão, resiliência e inteligência emocional.
Os cursos que fazem parte do Núcleo Básico são:
Qualidade de Vida e Trabalho: o conteúdo deste módulo explora as principais ferramentas para uma carreira de sucesso. Neste curso, o aluno aprende sobre autoconhecimento, autocuidado e relações interpessoais, marketing pessoal, motivação e gestão de tempo. Além disso, estuda conceitos sobre moral, ética e diversidade cultural, inovação e empreendedorismo, além de como elaborar um projeto de vida.
Comunicação e Expressão: o curso trabalha a comunicação verbal e não verbal para a compreensão de como se comunicar de forma adequada e aplicar corretamente as regras gramaticais.
Educação Financeira: nesse curso, os participantes aprenderão sobre seu perfil financeiro. Os conteúdos abordam desde como fazer uma análise e elaborar um controle financeiro de qualidade a conceitos básicos e fundamentais sobre investimentos e sustentabilidade. Ao final do módulo, é possível aprofundar-se um pouco mais por meio de indicação de sites e ferramentas úteis de Educação Financeira.
Inglês: Aqui os participantes poderão iniciar seu primeiro contato com a língua inglesa, a partir de conteúdos básicos em formato de “guia”. Ou seja, todo conteúdo gira em torno de um guia que traz dicas de auto apresentação em uma entrevista de emprego e até mesmo o dia a dia dentro de uma empresa.
Os cursos que fazem parte do Núcleo Fundamentos são:
Cultura digital: esta etapa prevê desde os conceitos básicos de informática, como o que é um computador e como utilizar a internet, até a construção de perfis profissionais em redes online de trabalho e emprego.
Produtividade: este curso apresenta algumas das ferramentas de produtividade da Microsoft, como o editor de texto Microsoft Word e o editor de planilhas Microsoft Excel. A proposta deste módulo é proporcionar mais autonomia e segurança para os participantes interagirem profissionalmente no universo virtual.
Ao final do curso de Produtividade, temos o Núcleo Profissionalizante, onde o participante é apresentado a duas outras trilhas dentro do ambiente de formação da Microsoft e do LinkedIn. Veja abaixo os detalhes:
· Carreiras em TI – apresenta as principais áreas no mercado de tecnologia da informação com conteúdos de Programação, nuvem e Inteligência artificial para quem quer se especializar na área.
· Cursos do Linkedin com o objetivo de aprofundar algumas temáticas importantes para o mercado de trabalho como, por exemplo, Diversidade e Inclusão e resiliências e inteligência emocional em tempos difíceis.
Os interessados podem realizar cadastro na página do evento.
Parceiro da BRASA, ADEFIS faz visita técnica à Associação Brasil saúde e Ação
SOBRE O INSTITUTO CRESCER
O Instituto Crescer é uma Instituição fundada em 2000 que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores para diferentes áreas do conhecimento, projetos de inclusão digital e qualificação profissional de jovens. Seus principais parceiros são Microsoft, Fundação Nestlé, Copersucar, Instituto Claro, Instituto CCR, Instituto EDP, CPFL Energia, Energisa, FTD Educação e Itaú Unibanco.
SOBRE O ITAÚ
O propósito do Itaú Unibanco é promover o poder de transformação das pessoas e fazemos isso por meio de uma agenda estratégica focada na centralidade do cliente e na transformação digital, baseada também na diversidade do nosso povo. Maior banco da América Latina, o Itaú Unibanco está presente em 18 países e conta com mais de 56 milhões de clientes, entre pessoas físicas e jurídicas de todos os segmentos, a quem oferecemos as melhores experiências em produtos e serviços financeiros. O Itaú Unibanco foi selecionado pela 21ª vez consecutiva para fazer parte do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), sendo a única instituição financeira latino-americana a fazer parte do índice desde sua criação, em 1999.
SOBRE O ITAÚ VIVER MAIS
A associação Itaú Viver Mais atua com o tema da longevidade, apoiando a rede de proteção aos direitos da pessoa idosa ao patrocinar iniciativas voltadas a esse público, capacitando profissionais e auxiliando o poder público e a sociedade civil para a mudança demográfica e seus impactos. Tem como principais pilares de atuação:
Novos modelos de trabalho e renda para estimular o desenvolvimento de modelos inclusivos e inovadores de trabalho e geração de renda para a população 50+;
Geração de dados e conteúdo para dar luz à causa do envelhecimento populacional, por meio do estímulo à geração e compartilhamento de dados como instrumentos para tomada de decisão;
Capacitação técnica e fomento para fortalecer a rede de proteção dos direitos da pessoa idosa, por meio do engajamento e capacitação do poder público, empresas e da sociedade civil organizada.
SOBRE A MICROSOFT
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.
A BRASA divulga oportunidades para nossas amigas e amigos se interessarem em participar de iniciativas de inclusão e desenvolvimento profissional. Temos como parte da nossa missão, cooperar com e incentivar que favoreçam o maior equilíbrio social a partir do empoderamento social e econômico de grupos marginalizados.