+55 11 944071467 - Telefone e Whatsapp contato@vozesfemininas.org
Foram 11 encontros virtuais que consolidaram a perspectiva de união e coletivização de luta da mulher com deficiência, as AIMS (agentes de inclusão e mobilização social) já se dizem preparadas para liderar suas próprias rodas de conversa e entram assim, no próximo ano convidando participantes da Brasilândia e Freguesia do Ó para socializações virtuais em janeiro de 2021.

Realizar o processo de busca ativa, primeiro contato, reuniões e dinâmicas de socialização de forma totalmente virtual se mostrava uma inovação com desafios. Porém, que já é um sucesso não só para as coordenadoras da equipe do Vozes Femininas, mas também para essas mães de pessoa com deficiência e mulheres que se viam isoladas na pandemia, uma nova oportunidade de buscarem cursos e outras possibilidades de se progredir pelo uso do aparelho de celular.

O último encontro virtual desse ano teve o propósito de esclarecer algumas dúvidas a respeito dos próximos passos, com algumas dicas da operacionalização de novas rodas virtuais, pensadas a partir das experiências vivenciadas pela própria equipe para formar esse percurso que agora se encerra. Mas foi a dinâmica final que definitivamente marcou este evento.

Amiga-secreta de palavras

Sorteadas entre 12 mulheres (agentes e coordenadoras) as amigas secretas ficaram incumbidas de dizer qualidades da respectiva amiga, o momento foi embalado de homenagens emocionantes com muito carinho e afeto em telas.

Por leituras de poesia e de textos autorais, vimos que o empoderamento é um processo que pode não ser sempre harmonioso, mas que surge a partir da permissividade do sensível e dessa apropriação de quem somos, fazendo que brote uma potência que já se encontrava adormecida dentro de cada uma.

Esse resultado tão satisfatório é fruto do cuidado atencioso de toda a equipe, com o apoio coletivo dessas mulheres que fez com que se fortalecem individualmente e é justamente esse poder desenvolvido que queremos multiplicar nas próximas rodas do Vozes Femininas.

O suporte da equipe de coordenação continuará pelo acompanhamento nos novos grupos que se inciarão e pela manutenção da reunião semanal entre agentes e equipe de coordenação.

O último encontro foi concluído com muitos agradecimentos, mas ainda se faz importante agradecer  a cada uma das mulheres que se dedicou para que essa metodologia fosse possível!

Viva a cada uma de vocês!

Viva Adriana! Viva Telma! Viva Juliana! Viva Dayana! Viva Deise! Viva Delma! Viva Joana! E Viva Íris! Viva Déa! Viva Gabriela e Viva Eleir e Viva Simone e Viva Débora!

);