+55 11 944071467 - Telefone e Whatsapp contato@vozesfemininas.org

A delegação brasileira alcançou o número de 100 medalhas de ouro em jogos paralímpicos nesta terça-feira (31), o destaque é fruto da garantia de financiamento estatal contínuo garantido pela Lei Agnelo/Piva de 2001.

Em análise temporal, o Brasil conquistava 23 medalhas de ouro, concluindo sua primeira participação na Paralimpíada de 1972 que acontecia na Alemanha, já em 2000 o número caiu para seis medalhas de ouro em Sydney, Austrália.

Leia também: Vozes Femininas ganha podcast

A partir da paralimpíada de 2004, quando o financiamento já era uma realidade, mesmo que menor ao valor atual, o Brasil conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio 14 vezes em Atenas. Nas edições posteriores o número só foi crescendo, com 16 vezes em Pequim e 21 em Londres, decaindo na edição do Rio de Janeiro com 14 medalhas de ouro no total.

Faltando mais da metade das provas da edição que acontece atualmente no Japão, o Brasil acumula 13 medalhas de ouro, o que indica que já é possível prever um novo recorde. Esse sucesso acompanha o aumento do repasse feito ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2016.

Anteriormente, o valor repassado era de 15% de uma fatia de 2% arrecadados pelas Lotéricas, agora essa quantia passa a ser de 37,04% de 2,7%. Em outras palavras, a quantia total que era inferior a R$ 40 milhões ao ano em 2015 passou a ser sempre maior de R$ 120 milhões de acordo com levantamento da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.

O REQUIP prejudica a inclusão de jovens e adolescentes com deficiência e em vulnerabilidade social

Entre as melhorias conquistadas com a ampliação dos recursos, está o aumento na capacidade em identificar e treinar mais atletas e assim não depender dos superatletas para emplacar vitórias.

Quanto maior incentivo para o desenvolvimento das qualidades das pessoas com deficiência e sem, melhor é o desempenho do país e melhor é o futuro que ele pode dar aos seus habitantes, esse é o resultado de uma política pública afirmativa na busca por melhores futuros individuais que de forma coletiva alavancam equitativamente a qualidade de vida da população.

 

Trechos extraídos do Portal de notícias UOL. 

 

 

 

);