+55 11 944071467 - Telefone e Whatsapp contato@vozesfemininas.org

“A potência feminina é capaz de provocar mudanças”

Foi a partir dessa certeza, comprovada por tantas histórias reais, que começamos a pensar em um trabalho de formação de líderes mulheres com deficiência. Exatamente por ser uma parcela tão invisibilizada é também um dos grupos com maior potencial de mudança e mobilização.

Embora essas ideias tenham começado a tomar forma em 2017, o tema já pairava sobre eles desde o início da década de 90, quando o tema começou a aparecer nas discussões do movimento pelos direitos da pessoa com deficiência.

Ao longo dos anos, mulheres com deficiência e familiares (mães, tias, avós, etc) foram formando seus grupos, exercendo suas militâncias e conquistando muitos espaços.

 

Encontro de Vozes Femininas na Brasilândia

A luta é diária e permanece constante. Eis que fica a hipótese: se “arriscando” elas já tinham esse resultado, o que seriam capazes com mais ferramentas, informações, conhecimento e conexões? E já disse Hellen Keller “Sozinhos, pouco podemos fazer; juntos, podemos fazer muito.”.

Foi aí que, em 2017, as ideias ganharam um propósito mais definido, o de dar voz a mulheres com deficiência cuja voz é silenciada, ou não ouvida, e nasceu o termo “Vozes Femininas”. Com o apoio da BRASA, o objetivo foi ficando mais claro e mais ousado: criar uma rede de mulheres em todo o Brasil.

O impulso para realizar concretamente estas ideias e torná-las projetos foi possível somente graças ao compromisso tomado pela mesma BRASA, organização focada em promover os direitos humanos, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade, de transformar o conceito de “Vozes” em um verdadeiro projeto.

Assim, surgiram objetivos realísticos, ideias alcançáveis de incidir na realidade das mulheres com deficiência e das cuidadoras de familiares com deficiência, e nasceu Vozes Femininas enquanto projeto, primeiro passo para pensar em uma ação permanente, que entenda contribuir a empoderar mulheres com deficiência, especialmente se de baixa renda e dos bairros mais periféricos de São Paulo e, quem sabe, em perspectiva de outras cidades e territórios do Brasil.

Com o apoio da organização global Rehabilitation International foi possível receber um financiamento significativo para que o projeto realizado pela BRASA a partir das ideias do grupo acima citado saísse do papel.

Chegou a hora de dar voz e força a essas Vozes Femininas.

Esse projeto nasceu com um ideal e cresce com o sonho de impactar mulheres de todos os lugares.

Vozes Femininas nas Redes Sociais

);